Atletas, sejam eles profissionais ou não, têm um desgaste físico maior conforme a intensidade do esporte praticado.
Cuidar da saúde do corpo é tão importante quanto manter a boa performance na atividade, porém muitas vezes essas pessoas acabam se lesionando no esporte.
Para compreender mais sobre as lesões no esporte, no post de hoje vamos saber mais o que elas são, se têm tratamento e como preveni-las.
O que são as lesões?
Segundo o Centro de Treinamento Esportivo, uma lesão é quando a pessoa se machuca ou sente uma dor de rompimento muscular ou até mesmo uma fratura.
Ou seja, uma lesão é facilmente identificada pelo atleta no momento em que ocorre, pois ele sentirá um desconforto ou dor.
Mas o que causa uma lesão?
As lesões podem ser provocadas por:
- Métodos inapropriados de treinamento;
- Sobrecarga de exercícios intensos;
- Pancadas e batidas;
- Movimentação brusca e desaceleração do movimento.
Como tratar uma lesão?
É necessário entender qual o tipo de lesão que o atleta sofreu para encaminhá-lo para o melhor tratamento.
Mas, geralmente, o Manual MSD indica um tratamento imediato para a maioria das lesões esportivas.
O tratamento é abreviado por uma sigla ‘PRGCE’, que consiste em:
- Proteção;
- Repouso;
- Gelo;
- Compressão;
- Elevação.
E o que significa cada um destes itens?
A proteção e o repouso precisam acontecer conjuntamente, pois às vezes é necessário a imobilização da parte lesionada por uma profissional especializado, por exemplo, quando se faz o uso de tipoias e talas. Já o repouso ajuda a evitar o agravamento da lesão.
Além disso, o gelo reduz o edema, a inflamação e a dor local. A bandagem, assim como o gelo, também reduz edemas e dores, podendo ser feito por bandagem elástica.
A elevação refere-se a manter o membro lesionado acima do nível do coração, para reduzir edemas e também dores, principalmente nas primeiras 24 horas após a lesão.
E, por fim, pode ser feito o uso de analgésicos e, se necessário, anti-inflamatórios para auxiliar no tratamento e recuperação da lesão. Mas para isso é essencial a prescrição de um médico para o uso correto de determinados remédios.
É possível prevenir uma lesão?
Com certeza. Essa é a melhor maneira para não se lesionar, mas para isso é preciso adotar algumas medidas corretas, tais como:
- Atividades físicas regulares e saudáveis dentro da realidade individual do atleta;
- Aumentar a flexibilidade;
- Ainda sobre a flexibilidade, exercitar sempre antes e após o treino;
- Aquecimento antes dos treinos.
Adotando um ritmo saudável e cuidadoso, é possível evitar lesões durante muito tempo da vida. Porém, caso aconteça, é estritamente necessário procurar um profissional e seguir as recomendações de tratamento.
O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.