O primeiro ultrassom é algo inesquecível para a mãe. Muito mais do que apenas ver o seu bebê em formação, ele é vital para que o médico consiga verificar se está tudo correndo bem com a gestação.
Com o exame de ultrassom doppler é possível identificar coisas como:
- Fluxo sanguíneo da placenta;
- Oxigênio do bebê;
- Batidas cardíacas;
- Quantidade de líquido amniótico ideal;
- Formação dos órgãos internos;
- Possível restrição de crescimento por baixo fluxo sanguíneo.
Existem outros aspectos que este exame consegue identificar muito bem, mas apenas com estes exemplos ficou claro que ele é fundamental para acompanhar o bom crescimento do feto. É possível reconhecer qualquer indício de prematuridade no bebê.
É normal os bebês pequenos para a idade gestacional terem um diagnóstico desfavorável, isso porque a placenta não estaria nutrindo o bebê de acordo com o tempo de gestação.
Também é importante ressaltar que o exame de ultrassom doppler também acaba auxiliando durante o acompanhamento da saúde da mãe, e a descobrir doenças que possam surgir no período de gestação.
Indicação do exame
Por ser um dos exames mais completos, ele também pode ser solicitado para confirmar uma suspeita do próprio médico. Nesses casos, é importante e indicado possuir um acompanhamento de um profissional responsável e de sua confiança.
Dentre os principais motivos para a solicitação do ultrassom doppler estão:
- Risco ou desconfiança de crescimento reduzido ou má formação do feto;
- Modificação no líquido amniótico (fluido que protege e fica envolta do embrião);
- Incompatibilidade de grupos sanguíneos;
- Possível transmissão congênita de doenças;
- Gestação múltipla;
- Gestação feita anteriormente com parto prematuro.
Clínica de confiança
Como foi possível perceber, o exame é indicado em todos os casos de gestação. Como citado acima, é de extrema importância um acompanhamento de um bom profissional, fornecendo o auxílio necessário durante todas as etapas.
A mesma preocupação deve se voltar para escolher uma clínica. Além de ter tecnologia, é necessário uma abordagem mais humanizada para que não seja causado nenhum desconforto durante todo o processo.