A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a função cognitiva, a memória e o comportamento. Nomeada em homenagem ao médico alemão Alois Alzheimer, que a descreveu pela primeira vez em 1906, a doença é a forma mais comum de demência e representa um desafio significativo para os indivíduos afetados, suas famílias e a sociedade como um todo.
Até o ano de 2021, cerca de 1 milhão de brasileiros sofriam de demência, a maioria dos quais tinha a doença de Alzheimer (fonte: Portal G1).
No post de hoje vamos entender as possíveis causas do Alzheimer, o diagnóstico e se o Alzheimer tem cura.
O que é Alzheimer?
A Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo e comportamento são comprometidas de forma lenta e progressiva, levando o paciente a uma dependência para executar as atividades da vida diária.
É um processo diferente do envelhecimento cerebral, pois ocorrem alterações patológicas no tecido cerebral como a deposição de proteínas anormais e a morte celular (fonte: Vida Saudável).
Quais as possíveis causas do Alzheimer?
A doença de Alzheimer (DA) resulta de falhas no processamento de proteínas, incluindo tau e beta amilóide, que se acumulam no tecido cerebral e levam à morte neuronal.
Os fatores de risco, divididos em genéticos e ambientais, estão associados ao aparecimento precoce ou tardio da doença. Fatores genéticos estão ligados a formas mais agressivas, enquanto o envelhecimento é o principal fator de risco ambiental. Outros elementos, como baixa escolaridade, hipertensão, diabetes, obesidade e estilo de vida, podem ser prevenidos e modificados. Conhecer o histórico familiar, adotar hábitos saudáveis e fazer consultas regulares são práticas essenciais para reduzir o risco de Alzheimer.
Como é feito o diagnóstico do Alzheimer?
O diagnóstico atualmente se dá com a entrevista médica e a exclusão de outras doenças por meio de exames de sangue e de imagem (tomografia ou ressonância magnética), além de uma avaliação neuropsicológica (expandida ou computadorizada).
Não existe ainda um marcador biológico da doença ou um exame único que o médico possa pedir e ter a segurança total do diagnóstico. Recentes avanços laboratoriais têm melhorado a acurácia diagnóstica (fonte: Vida Saudável).
Alzheimer tem cura?
Conhecido como um dos fatores responsáveis pela perda da memória com o passar dos anos, como já vimos, o Alzheimer é uma doença progressiva neurodegenerativa. Caracterizada pela morte das células cerebrais, causando a perda das funções cognitivas, trata-se de uma patologia que afeta, geralmente, pessoas idosas, acima de 65 anos de idade.
Apesar de ser considerada incurável, os sintomas do Alzheimer podem ser minimizados, controlados e até mesmo retardados por meio de cuidados e tratamentos médicos (fonte: ALEGO).
Quais os tipos de tratamento para o Alzheimer?
Sem saber a real causa do Alzheimer, não há cura. O objetivo dos médicos, então, é tentar desacelerar o seu avanço e dar a melhor qualidade de vida possível a quem é diagnosticado.
Ajustes no estilo de vida são importantes no controle dos sintomas. A orientação é buscar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e atividades que ajudem na cognição.
Há medicamentos que ajudam a aliviar o pior sintoma que é a perda da memória. É o caso dos inibidores de acetilcolinesterase, que servem para quadros leves e moderados. Eles impedem a degradação do neurotransmissor acetilcolina, que possui papel na memória.
Outra opção são os remédios à base de memantina, que ameniza as consequências do excesso de glutamato, outra substância da química cerebral que é prejudicial quando está em níveis elevados, e está envolvida em funções de memória e aprendizado (fonte: Veja Saúde).
Gostou de saber mais sobre o Alzheimer? O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.