8 de Março – Dia Internacional da Mulher, essa data serve para lembrar a primeira luta das mulheres na era moderna para alcançar seus direitos.
Atualmente as mulheres possuem inúmeras atribuições, ao mesmo tempo que é profissional ela é mãe, dona de casa, esposa e muito mais, conciliar tudo isso em 24 horas não é uma tarefa fácil.
Pensando em como o tempo de uma mulher muitas vezes é escasso, preparamos algumas dicas de cuidados, afinal, toda mulher merece ter um tempo pra si.
Confira agora as 6 dicas de cuidados a saúde feminina:
Conheça seu corpo;
Ter o autoconhecimento sobre o nosso corpo é essencial para o desenvolvimento e criação da autoestima e consciência corporal de uma forma ampla, pois ajuda lidar com o nosso interior, nossas emoções, pensamentos, reações e sentimentos. Conhecer o seu corpo pode transformar a percepção sobre você mesma.
Cuide da sua saúde física e mental;
Nossa saúde física e mental andam juntas, por tanto tire um tempo para olhar para si mesma e para as suas necessidades, uma opção que pode ajudar a relaxar a mente e o corpo é a prática da meditação ou ioga, pois são técnicas capazes de aliviar o estresse e promover sensação de bem-estar.
Faça avaliações periódicas de saúde;
Ir ao médico regularmente, fazer o autoexame ou procurar qualquer ajuda profissional é um ato de amor próprio, é querer o nosso bem. Realizando as avaliações periódicas você estará prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças. Cuide-se.
Realize exames de rastreamento;
Os exames de rastreio servem para identificar a doença antes mesmo dos sintomas, possibilitando começar o tratamento nas fases iniciais da doença com objetivo de aumentar as chances de cura. Por isso realizar os exames de rastreamento como a Mamografia e o Papanicolau, são essenciais para a vida da mulher.
Mantenha uma alimentação saudável;
A escolha dos alimentos que vão no seu prato é um dos pontos centrais para ter qualidade de vida. Existe alimentos com proteínas e vitaminas que ajudam as mulheres a passar por fases como por exemplo a menstruação e a menopausa, alimentos como a manteiga de amêndoa que é rica em fibras e proteínas que estabiliza os níveis de açúcar, a laranja que contém cálcio e vitamina D que regula o funcionamento das enzimas que liberam serotonina, um neurotransmissor responsável por equilibrar o humor.
Além dos alimentos que nos ajudam em certos períodos, há outros que contribuem na saúde da pele e dos cabelos, como por exemplo o consumo de proteínas e vitaminas do complexo B que são essenciais para formação e reparos da saúde das unhas e cabelos, assim como o colágeno que ajuda na formação e na renovação das fibras de sustentação da pele.
Vale a pena apostar sempre em alimentos adequados como: gorduras boas, antioxidantes, proteínas, frutas, vegetais e fibras.
Tenha uma gestação saudável.
Para você mulher que também está carregando uma vida em seu ventre, deve-se ter alguns cuidados médicos como o acompanhamento do pré-natal, que assegura o desenvolvimento da gestação permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna. Também como o Pompoarismo, um exercício simples que pode ajudar a facilitar na hora do parto e prevenir problemas mais tarde com a incontinência.
Além de todas as atribuições que a mulher possa ter, gerar uma vida é mais uma dádiva feminina!