fbpx
ressonancia

Grávida pode fazer ressonância magnética?

A ressonância magnética é um dos exames mais realizados no mundo, sendo fundamental no diagnóstico de diversas doenças, além de ser considerado uma verdadeira revolução para análise do corpo humano.

Este exame é utilizado em pacientes de todas as idades, desde idosos, adultos, crianças e bebês. Também é utilizado, praticamente, em todas as especialidades por ser um exame completo e preciso.

No texto de hoje, vamos entender o que é a ressonância magnética, sua importância e se este procedimento é ou não permitido para mulheres grávidas.

O que é ressonância magnética e qual a sua importância?

A ressonância magnética é um exame de imagem utilizado na análise de doenças cervicais, neurológicas, cardíacas, abdominais e ortopédicas.

O exame é realizado através de uma grande máquina onde o paciente permanece deitado enquanto são capturadas imagens, que podem ser em 2D ou 3D. Essas imagens são criadas por meio de um campo magnético.

No geral, o exame tem duração de 15 a 30 minutos, mas pode chegar a durar até 2 horas, dependendo da parte do corpo a ser examinada.

Este exame tem um alto nível de precisão e, por esse motivo, é fundamental no diagnóstico de doenças como infarto, câncer, fraturas, inflamações no cérebro, dentre outros.

Entre os seus principais benefícios, estão: menores chances de efeitos colaterais, imagens de alta definição e não utilizar radiação.

Grávidas podem fazer ressonância magnética?

As evidências científicas atuais não comprovam que a exposição ao exame seja prejudicial ao bebê, mesmo no primeiro trimestre da gravidez. No entanto, alguns médicos indicam a realização do exame apenas no segundo trimestre da gravidez como forma de evitar possíveis riscos.

É importante lembrar que deve ser levado em consideração a urgência na realização do exame em mulheres grávidas que, em alguns casos, precisa ser realizado mesmo que  ainda esteja no primeiro trimestre da gestação. Algumas situações:

  • Lesões no cérebro ou na medula espinhal da mãe;
  • Grávidas com câncer;
  • Grávidas com doenças torácicas graves, abdominal ou pélvica, que não foram diagnosticadas pela ultrassonografia;
  • Casos específicos de anomalia fetal ou desordem fetal complexa.

Por que o uso do contraste paramagnético deve ser evitado em mulheres grávidas?

Conforme pontua a dra. Janiele Sales, apesar de não haver dados científicos que comprovem que o uso de gadolínio – o contraste paramagnético – possa causar algum dano ao bebê, alguns estudos recentes associam o uso do contraste a complicações neonatais e aumento de riscos de efeitos colaterais para o bebê após o seu nascimento.

O uso de contraste à base de gadolínio gera uma preocupação em relação ao feto, já que esse meio de contraste é capaz de atravessar a barreira placentária, sendo indefinido por quanto tempo pode permanecer na circulação do feto (Fonte: SPRnotícias) .

Por esse motivo, o mesmo é evitado na maioria das vezes pelos médicos, sendo analisada a necessidade do uso em alguns casos mais específicos.

Dessa forma, é de fundamental importância da grávida, juntamente com o seu médico, analisarem a necessidade e os riscos, visto que em alguns casos não há a necessidade de utilizar esse contraste.

A ressonância magnética, assim como exames de imagem, tais como a tomografia computadorizada e o raio-x digital, são exames eficientes que auxiliam no diagnóstico de diversas doenças, auxiliando em seu descobrimento precoce e tratamento adequado.

Por ser um exame ainda mais preciso que os exames de imagens convencionais e não utilizar a radiação em sua realização, é considerado uma das melhores opções para mulheres grávidas que estão em busca de algum diagnóstico mais específico.

Dessa forma, o exame é de grande ajuda para o médico compreender e analisar a situação, conduzindo a paciente a um tratamento adequado e preciso.

O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.

Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.

Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.

Agende agora seu exame!

O Instituto da Imagem

Fachada do Instituto da Imagem

O Instituto da Imagem é uma Clínica de Diagnóstico Médico por Imagem que atende as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana e a região metropolitana de Campinas.

Ver mais
Horario
Horários de Atendimento
  • Segunda: 07:00 - 19:00
  • Terça: 07:00 - 19:00
  • Quarta: 07:00 - 19:00
  • Quinta: 07:00 - 19:00
  • Sexta: 07:00 - 19:00
  • Sábado: 07:00 - 12:00
Localização
Localização

Pç. Manoel de Vasconcellos, 618 (Praça das Bandeiras)
Sumaré - SP - CEP:13170-150

Rota Google Maps Rota pelo Waze