Você sabia que o câncer de pulmão é o segundo câncer mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de melanoma? Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados tardiamente o que, consequentemente, leva a diminuição das chances de cura.
Por isso, a detecção precoce é fundamental para o tratamento da doença. Os exames de imagem, especificamente a tomografia, é um recurso importante para o diagnóstico precoce da doença.
No post de hoje, em homenagem ao dia 1 de agosto (Dia Mundial ao Combate ao Câncer de Pulmão), falaremos sobre o que é e qual a importância da tomografia no diagnóstico precoce do câncer de pulmão.
O que é o câncer de pulmão?
O pulmão, assim como todos os órgãos do corpo, é composto por inúmeras células. Estas células se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada no organismo.
No entanto, quando acontece uma alteração na reprodução destas células, descontrolando esse processo, o organismo produz excesso de tecido, dando origem ao tumor.
Quando o tumor é maligno, o seu crescimento invade e destrói os tecidos sadios à sua volta. Em alguns casos, as células podem se desprender do tumor de origem, se espalhando por meio da corrente sanguínea e dos vasos linfáticos, dando origem a novos tumores. Quando isso ocorre, acontece o que chamamos de metástase.
Como detectar o câncer de pulmão?
Normalmente, os sintomas do câncer de pulmão não aparecem em seu estágio inicial. Por isso, é recomendado, em alguns casos específicos, a realização de exames que visam rastrear a doença.
Dentre os principais critérios para rastreamento da doença, estão: ter idade entre 50 e 80 anos, ser fumante ou ter histórico de tabagismo, não apresentar sintomas aparentes, dentre outros.
Os sintomas geralmente só costumam aparecer em um estágio avançado da doença. Por isso, para a detecção precoce da doença, o uso de exames de imagem é essencial, como a tomografia computadorizada, por exemplo.
Como a tomografia pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de pulmão?
A tomografia é um exame de imagem simples, utilizado para rastrear a doença, ou seja, é usado para confirmar a presença da doença e o seu estágio, como também identificar ou confirmar a presença de metástase.
Através da tomografia, é possível definir o tratamento mais adequado para a doença, evitando o uso de procedimentos invasivos sem necessidade, como biópsias ou a broncoscopia, por exemplo.
Quais são as vantagens da tomografia no diagnóstico do câncer de pulmão?
Além de evitar que os pacientes passem por procedimentos invasivos como os citados anteriormente, uma das principais vantagens é a detecção precoce da doença. A tomografia também tem o benefício de ter pouca radiação, o que é essencial para não comprometer a saúde do paciente.
Além disso, a tomografia é o exame mais eficaz na detecção precoce do câncer de pulmão, o que aumenta significativamente as chances de cura. Com isso, entendemos que este exame se faz indispensável também no acompanhamento da doença.
Quando a tomografia é indicada?
Como foi visto, a tomografia computadorizada é indicada para a investigação do diagnóstico da doença em pessoas entre 50 e 80 anos, com hábitos de tabagismo com mais de 30 maços ao ano, ou para aqueles que já têm histórico anterior.
Além disso, também são indicados para aqueles que têm histórico de câncer de pulmão na família.
O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.