O AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi uma das principais causas de óbito no Brasil em 2022, contabilizando 87.518 mortes de brasileiros (entre 1 de janeiro até 13 de outrubro de 2022) de acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (fonte: portal AVC).
Essa doença causa um grande impacto na sociedade e na gestão de saúde, gerando dúvidas e confusões sobre o tratamento e prevenção.
No texto de hoje, vamos abordar o que é AVC e como os exames de imagem auxiliam na detectação deste problema, possibilitando melhores chances de recuperação.
O que é Acidente Vascular Cerebral?
Conforme pontua o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (conhecido popularmente pela sua sigla AVC) é um doença que atinge mais o homens, sendo uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
O AVC acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, gerando uma paralisia na região cerebral que ficou sem a devida circulação sanguínea.
Existem dois tipos de AVC:
- AVC hemorrágico: quando há o rompimento do vaso, causando hemorragia na região cerebral. Ele é responsável por apenas 15% de todos os casos de AVC, mas é o tipo que possui maior mortalidade;
- AVC isquêmico: é quando ocorre a obstrução de uma artéria, impossibilitando o transporte do oxigênio para o cérebro. Esse tipo de AVC representa 85% dos casos e, geralmente, essa obstrução é causada por uma trombose ou embolia.
O que vale ressaltar é que quanto mais rápido e preciso for detectado o AVC, melhores as chances de tratamento e recuperação plena, evitando prejuízos para o organismo.
Quais são os sintomas do AVC?
É preciso ficar atento a qualquer sintoma do AVC, principalmente quando se tem histórico familiar.
De acordo com o portal Hospital Santa Mônica, os principais sintomas são:
- Problemas para entender o que os outros estão dizendo;
- Dificuldade na fala;
- Paralisia ou dormência da face, braço ou perna;
- Dor de cabeça súbita e forte;
- Problemas de visão em um ou ambos os olhos, como a visão turva ou escurecida;
- Dificuldade em andar, perda de equilíbrio e tonturas repentinas.
Estando alerta em relação aos sintomas, é possível providenciar ajuda médica mais rápido e garantir maior eficácia no tratamento.
As principais causas do AVC
Segundo o portal Tua Saúde, é preciso entender que as causas do AVC isquêmico e do hemorrágico são diferentes. Por exemplo:
- Causas do AVC isquêmico: tabagismo, má alimentação, pressão arterial alta, colesterol alto, diabetes, alterações no coração ou vasos sanguíneos, uso de droga ilícitas e outras causas menos comuns (lúpus, anemia falciforme ou trombofilias);
- Causas do AVC hemorrágico: pressão arterial alta, traumatismo crânio-encefálico, aneurisma cerebral, uso de anticoagulantes e outras causas menos comuns (como hemofilia, trombocitemia, inflamações dos pequenos vasos cerebrais, tumor cerebral e uso de drogas ilícitas).
Como os exames de imagem auxiliam o diagnóstico do AVC?
Existem vários fatores que agregam na recuperação completa pós AVC, como a agilidade no socorro, o diagnóstico precoce e o tratamento eficiente. Sendo assim, os exames de imagens são cruciais para o diagnóstico mais preciso.
Conforme orienta a revista Gazeta do Povo, os principais exames de imagem que diagnosticam esta condição são:
- A tomografia computadorizada, que tem como objetivo de confirmar ou negar a presença do componente hemorrágico. É uma ferramenta fundamental para a conduta médica;
- E a ressonância magnética, que possibilita a detectação de lesões em fases mais precoces.
Além disso, o exame de doppler de artérias carótidas e vertebrais também auxilia o diagnóstico de estreitamentos, placas de gordura, dilatações e más-formações, enquanto os exames de angiografias servem para avaliar ar artérias e veias cerebrais.
Portanto, cuidar da saúde é coisa séria e realizar os exames preventivos é crucial para maiores chances de sucesso durante a recuperação de qualquer má condição de saúde.
O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.