Existem diversas maneiras de cuidar da saúde, tanto por meio de consultas com médicos especialistas, assim como remédios e suplementos vitamínicos e exames, que podem ser realizados com o intuito de prevenir ou diagnosticar uma doença.
Dentre esses exames, existem os exames por imagem que também auxiliam no entendimento de como o corpo está funcionando.
No post de hoje vamos entender quais são esses exames e como são fundamentais para a saúde.
O que é um exame de imagem?
O exame de diagnóstico por imagem são fotografias do interior do nosso organismo. É um exame totalmente indolor, não invasivo e seguro.
De acordo com a SPR – Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a história da Radiologia começou em 1895 e, no Brasil, a primeira radiografia foi realizada no ano seguinte, em 1896.
Segundo o HCOR, nos últimos anos, a medicina diagnóstica evoluiu bastante, possibilitando que os médicos calculem a probabilidade do paciente desenvolver ou não uma determinada doença.
Além disso, muitas patologias podem ser identificadas mais rapidamente, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Quais são os exames de imagem mais comuns?
De acordo com o HCor, os principais equipamentos de exames de imagens são:
- Raio X: O raio-X é o exame de imagem mais antigo. O exame permite a identificação de infecções e lesões em diversos órgãos, como por exemplo os pulmões, seios da face ou para auxílio na avaliação ortopédica, sendo o mais usado para o diagnóstico de fraturas.
- Ultrassonografia: O ultrassom permite a visualização em tempo real de qualquer órgão ou tecido do corpo.
- Tomografia Computadorizada: O princípio que permite a formação da imagem na tomografia computadorizada é o mesmo do Raio X. Porém, sua precisão é muito mais detalhada e usa uma tecnologia muito mais sofisticada, possibilitando um diagnóstico muito mais preciso.
- Ressonância magnética: o aparelho é muito similar ao da tomografia, mas são tecnologias muito diferentes. O tubo do aparelho de ressonância é um grande imã que gera um campo magnético para ordenar os movimentos das moléculas de água do corpo e, através da emissão de pulsos de radiofrequência, permite a formação de imagens detalhadas e de alta qualidade diagnóstica.
Como foi visto, cada um tem a sua finalidade específica e suas tecnologias aplicadas.
Por que os exames de imagem são tão importantes para a saúde?
Os exames de rotina são indispensáveis para garantir a qualidade de vida. Eles diagnosticam doenças em estágio inicial que, muitas vezes, não apresentam sintomas, melhorando o tratamento, como pontua a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.
Os exames por imagem têm um papel fundamental nessa prevenção de doenças.
Por exemplo, o câncer. A Prefeitura do Estado de São Paulo explica que a prevenção do câncer é fundamental na estratégia de combate à doença, diminuindo tanto a incidência dos casos, como a mortalidade atribuível à doença.
É evidente que os exames por imagem são indispensáveis para a saúde, pois além de serem indolores e de fácil execução, eles também ajudam a prevenir ou tratar antecipadamente inúmeras doenças.
Os exames de imagem também podem ser incluídos em exames rotineiros, pois havendo o hábito de fazer esses exames, certamente terá maior controle da saúde. Bons exames!
O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.