Cada vez mais aumenta a consciência de que a prática de atividade física traz grandes impactos positivos para a qualidade de vida e a saúde no geral. Porém, é preciso que a atividade física seja realizada de maneira adequada para evitar problemas, inclusive as lesões.
Para compreender mais sobre esse tema, no post de hoje vamos saber mais o que são ligamentos e tendões e ver como diminuir as chances de lesões durante a prática de atividades físicas.
O que são os tendões e ligamentos?
Segundo o portal PEBMED, os tendões são estruturas fibrosas, formadas por tecido conjuntivo, cuja principal função é conectar e transmitir a força muscular para a estrutura óssea, permitindo que o movimento corporal ocorra. Os principais tendões são tendão de Aquiles, dos pulsos e mãos, patelar e tibiais.
E os ligamentos? De acordo com o portal Medicina Ortopédica, ligamento é a articulação que permite o movimento, ou seja, dobrar os braços, movimentar as pernas, dentre outras funções. Como o próprio nome diz: articular.
E é exatamente aí que os ligamentos exercem sua função: eles proporcionam a estabilidade, que seguram os ossos no lugar e permite que o movimento aconteça.
Tipos de lesões mais comuns
Uma lesão muito comum é a entorse. Popularmente conhecida por “torsão”, a entorse basicamente é uma lesão dos ligamentos na região de articulações por traumas torcionais.
Outra lesão comum em quem pratica esportes de alto impacto é a contusão. Ela ocorre em áreas onde há músculos, tendões ou ligamentos articulares que sofrem um forte impacto. Na maioria dos casos, não gera danos graves.
Já o estiramento no tendão é muito comum em jogadores de futebol. Segundo o Manual MSD, o estiramento do tendão pode se manifestar como uma área dolorida na coxa posterior durante corrida ou se desenvolver mais vagarosamente, geralmente devido a treino inadequado da flexibilidade.
A lesão aguda, crônica ou rupturas no tendão de Aquiles podem ocorrer em qualquer tendão devido a macro lesões (traumas de alta energia) ou por microlesões (traumas de baixa energia). Os grandes tendões que apresentam uma alta demanda de carga, como os tendões de Aquiles, patelar, manguito rotador e extensores do antebraço, normalmente são os mais acometidos.
Como evitar as lesões?
Os especialistas dão algumas dicas de como evitar essas lesões mais comuns:
- Fazer alongamentos;
- Fortalecimento da musculatura;
- Aumentar a intensidade dos exercícios aos poucos;
- Aumentar o uso de cargas aos poucos;
- Uso correto dos equipamentos;
- Beber bastante água;
- Alimentar-se bem;
- Descansar o suficiente entre os treinos;
- Procurar ajuda e acompanhamento profissional.
De acordo com o Hospital do Coração (Hcor), o ideal é que a pessoa tenha orientação de um profissional para a realização das atividades e comece o fortalecimento muscular com exercícios isométricos evoluindo para os isotônicos, objetivando sempre força e resistência.
Tomando os devidos cuidados, com certeza as chances de ter alguma lesão serão bem menores, preservando os tendões e ligamentos durante a prática de atividades físicas. Boa sorte e bom treino!
O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.