fbpx
arte-blog (43)

Julho roxo: como detectar o câncer de bexiga?

Considerada uma das doenças mais comuns em pessoas entre 60 e 70 anos de idade, o número de casos de câncer de bexiga vem crescendo exponencialmente a cada ano, chegando a 10 mil novos casos somente no Brasil.

O câncer de bexiga é considerado o décimo tipo de câncer com mais incidência no mundo, sendo o sétimo mais comum em homens e o décimo primeiro em mulheres.

Por isso, a detecção precoce faz-se de extrema importância no tratamento eficiente da doença. No post de hoje falaremos sobre o que é, quais são os fatores de risco para a prevenção da doença e como detectar o câncer de bexiga.

O que é o câncer de bexiga?

O câncer de bexiga surge sob a forma de um ou mais tumores pequenos e superficiais, que no caso de permanecerem limitados ao tecido que reveste a bexiga, não é considerado grave.

No entanto, em casos em que o tumor comece a se disseminar no revestimento interno do órgão, invadindo a parede muscular e espalhando-se entre os órgãos, torna-se um tumor invasivo.

Algumas características devem ser levadas em consideração para investigação da doença como, por exemplo, a idade e etnia. O grupo de homens brancos com idade superior a 55 anos é um dos grupos com maior incidência da doença.

Quais são os principais fatores de risco do câncer de bexiga?

Alguns fatores de risco devem ser levados em consideração na prevenção do câncer de bexiga, sendo estes:

  • Tabagismo: o cigarro é o fator de risco mais comum e está associado a doença em mais de 50% dos casos;
  • Uso exacerbado de analgésicos, como a fenacetina;
  • Uso contínuo de medicamentos com ciclofosfamida, como os utilizados em tratamentos para doenças autoimunes;
  • Exposição constante e prolongada a diversos compostos químicos que estão presentes em tintas, borrachas e equipamentos elétricos, fator que está relacionado com, pelo menos, 20% dos casos (Fonte: Pfizer).

Como detectar o câncer de bexiga?

Para o tratamento eficiente da doença, o diagnóstico precoce faz-se de extrema importância. Por esse motivo, é importante estar atento aos sinais.

Dentre os principais sintomas que devem ser observados com atenção, estão:

  • Sangue na urina, dor ou queimação ao urinar;
  • Dor na região inferior da barriga;
  • Aumento da necessidade de urinar;
  • Falta de apetite e fadiga;
  • Perda de peso sem nenhum motivo aparente.

Além disso, é importante ressaltar que alguns dos sintomas podem estar associados a outras doenças. Por esse motivo, é necessário entender qual é o caso do paciente e solicitar os devidos exames, tais como exames de urina e de imagem, tais como a tomografia computadorizada, por exemplo.

Em casos de pacientes propícios à doença ou com histórico familiar, é recomendado o acompanhamento periódico, auxiliando no tratamento precoce em casos de aparecimento da doença.

Como é realizado o tratamento da doença?

O tratamento é realizado de acordo com o grau de evolução da doença, estando entre uma das opções a cirurgia para a retirada do tumor, retirada de parte da bexiga ou do órgão como um todo. Posteriormente, é feita a construção de uma nova bexiga para armazenamento da urina.

Em casos mais avançados da doença, pode ser necessário a retirada integral do órgão, garantindo melhores chances de cura ao paciente.

A quimioterapia pode ser realizada a partir da ingestão de medicamentos, seja esta injetada na veia ou aplicada diretamente na bexiga por um tubo introduzido pela uretra.

Já a radioterapia pode ser indicada em tumores mais agressivos, com o objetivo de buscar preservar o órgão do paciente (fonte: Instituto nacional do Câncer – INCA).

O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.

Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstetrícia, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.

Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.

Agende agora seu exame!

O Instituto da Imagem

Fachada do Instituto da Imagem

O Instituto da Imagem é uma Clínica de Diagnóstico Médico por Imagem que atende as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana e a região metropolitana de Campinas.

Ver mais
Horario
Horários de Atendimento
  • Segunda: 07:00 - 19:00
  • Terça: 07:00 - 19:00
  • Quarta: 07:00 - 19:00
  • Quinta: 07:00 - 19:00
  • Sexta: 07:00 - 19:00
  • Sábado: 07:00 - 12:00
Localização
Localização

Pç. Manoel de Vasconcellos, 618 (Praça das Bandeiras)
Sumaré - SP - CEP:13170-150

Rota Google Maps Rota pelo Waze