Separamos alguns mitos e verdades mais famosos sobre a mamografia. Confira:
A radiação da mamografia é perigosa
MITO. Embora a mamografia utilize raios X para formar a imagem da mama, estes são de baixa dose de radiação. Portanto, o risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido: a prevenção do câncer de mama.
O auto exame não é suficiente
VERDADE. O autoexame é importante para que a mulher conheça o próprio corpo e identifique se há algo diferente do habitual. Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação. Se houver alguma alteração durante o autoexame, o médico deverá ser procurado. Os nódulos, a partir de um centímetro, dependendo da localização, podem ser percebidos ao toque. Já a mamografia é capaz de identificar alterações menores, com cinco milímetros, por exemplo, possibilitando tratamento do tumor nas fases iniciais de forma menos agressiva, reduzindo a morte por câncer de mama.
‘Não tenho histórico de câncer de mama na família, então não preciso fazer mamografia’
MITO. O fator genético é responsável por 15% dos cânceres de mama. Portanto, a mamografia deve ser feita sempre que o médico solicitar.
A mamografia causa desconforto e dor
VERDADE. Durante o exame, as mamas são comprimidas e a mulher pode sentir dor e/ou um certo desconforto tolerável, mas isso depende da sensibilidade individual. Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar essa situação:
Não realizar a mamografia nos dias que antecedem a menstruação, pois nesse período as mamas ficam mais sensíveis e informar sobre sua sensibilidade ao técnico que realizará o exame, pois ela poderá tornar o exame menos doloroso.
Existe idade específica para se fazer o exame
MITO. Segundo o Ministério da Saúde o câncer de mama é propicio para mulheres de 50 a 60 ano, isso indica realizar o exame de dois em dois anos, a partir dos 40 anos. Porem também pode acontecer que algumas mulheres tenham histórico familiar de pessoas com câncer, nesses canos a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade.
Mulheres com silicone podem realizar o exame
VERDADE. A prótese não prejudica a realização do exame, mas é preciso avisar ao técnico que irá operar o mamógrafo, pois sabendo disso ele irá aplicar a manobra adequada para ter um aumento do campo de visão. O exame pode ser um pouco mais longo, mas não há risco de rompimento da prótese.
Gostou do post? Visite nosso blog e nossas redes sociais para encontrar mais conteúdo como este.