A ressonância magnética é um dos exames mais modernos de diagnóstico por imagem e, diferentemente do raio-x, ela não utiliza nenhum tipo de radiação, sendo uma excelente opção para pacientes com restrições a esse tipo de exame.
Como a máquina lida com um imã muito potente, os pacientes são orientados a removerem todos os tipos de acessórios metálicos, inclusive chaves, telefone celular e moedas. Esses tipos de objeto não podem entrar na sala de exame.
Mas… e tatuagem? Será que há alguma contraindicação para fazer ressonância magnética? Para entender melhor sobre esse tema, no post de hoje vamos saber se a tatuagem interfere ou não no resultado da ressonância magnética.
Qual a relação da tatuagem com a ressonância magnética?
Conforme orienta a revista Portal Útil, apesar das tatuagens não serem acessórios metálicos, a interferência no exame vai depender exclusivamente dos componentes da tinta utilizados para fazer o desenho na pele.
Algumas tatuagens podem ser feitas com tintas que contenham ferro, ou seja, que possuem um pouco de metal na composição. Esse pigmento é utilizado principalmente em tons de vermelho e preto, e é suscetível ao campo magnético da ressonância.
No geral, pessoas com tatuagens podem realizar exames de ressonância magnética. Porém, a interação do campo magnético com a tinta da pele pode aumentar a temperatura do pigmento e causar alguma sensação de ardência e, em raros casos, pode até provocar irritações, inchaços ou queimaduras no local da tatuagem.
Se o desenho da tatuagem for em formato de círculo ou símbolo do infinito, a situação pode se agravar, pois elas podem funcionar como antenas e esquentar ainda mais ao captar mais energia do ímã.
O alerta também vale para as tatuagens cosméticas, como as maquiagens definitivas que são feitas na sobrancelha, nas pálpebras e no contorno dos lábios, pois essas também podem conter ferro em seus pigmentos.
Afinal, quem tem tatuagem pode ou não fazer ressonância magnética?
Se a sua tatuagem foi feita com tintas que não contêm ferro, não há com que se preocupar.
Embora o risco de queimadura exista, é muito raro que um paciente tenha alguma lesão permanente causada por esse tipo de exame.
Quando ocorre alguma reação, o mais comum é que a pessoa sinta apenas uma ardência ou formigamento na região da tatuagem, que pode ser controlada com o uso de uma toalha úmida para cobri-la e costuma passar em poucas horas.
Se o médico solicitar uma ressonância magnética, não tenha medo em realizá-la, pois evitar um exame de imagem pode provocar complicações para a saúde e o bem-estar do seu corpo (fonte: portal Hell Tatto).
Recomendações para quem tem tatuagem ao realizar a ressonância magnética
De acordo com o portal MRI Spins, o paciente sempre deve informar a equipe médica se possui alguma tatuagem ou maquiagem definitiva e em que parte do corpo ela está localizada antes de realizar uma ressonância magnética ou tomografia.
As principais recomendações são:
- Pacientes com tatuagens recentes devem evitar esse tipo de exame;
- Não usar compressas frias, pois isso pode acarretar outros riscos de interação entre o pigmento metálico e o campo magnético;
- O paciente deve informar imediatamente a equipe, caso perceba qualquer sensação de aquecimento ou calor excessivo durante o exame;
- Pacientes que precisam de sedação devem ser monitorados de maneira especial durante o exame. Nesses casos, recomenda-se que um profissional entre na sala a cada 10 minutos para observar se há vermelhidão e/ou suor na região do exame.
Gostou de saber mais sobre as precauções ao realizar uma ressonância magnética tendo tatuagem? O Instituto da Imagem trabalha com diagnóstico médico por imagem e conta com uma equipe especializada altamente qualificada, assim como equipamentos modernos.
Trabalhamos com exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia Geral e Obstétrica, Mamografia e Raio-X, atendendo as cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Americana, Paulínia, Santa Bárbaro D’Oeste, Cosmópolis, Elias Fausto e a região metropolitana de Campinas.
Quer continuar acompanhando notícias e novidades relacionadas à sua saúde? Acesse as nossas atualizações e dicas de saúde.